Onze Minutos - por Paulo Coelho

Era uma vez um pássaro. Adornado com um par de asas perfeitas e plumas reluzentes, coloridas e maravilhosas. Enfim, um animal feito para voar livre e solto no céu, alegrar quem o observasse.
Um dia, uma mulher viu este pássaro e se apaixonou por ele. Ficou olhando o seu vôo com a boca aberta de espanto, o coração batendo mais rápido, os olhos brilhando de emoção. Convidou-o para voar com ela, e os dois viajaram pelo céu em completa harmonia. Ela admirava, venerava, celebrava o pássaro.
Mas então pensou: talvez ele queira conhecer algumas montanhas distantes! E a mulher sentiu medo. Medo de nunca mais sentir aquilo com outro pássaro. E sentiu inveja, inveja da capacidade de voar do pássaro.
E sentiu-se sozinha.
E pensou: "Vou montar uma armadilha. A próxima vez que o pássaro surgir, ele nao mais partirá";
O pássaro, que também estava apaixonado, voltou no dia seguinte, caiu na armadilha, e foi preso na gaiola.
Todos os dias ela olhava o pássaro. Ali estava o objeto de sua paixão, e ela mostrava para suas amigas, que comentavam: "Mas você é uma pessoa que tem tudo". Entretanto, uma estranha transformação começou a processar-se: como tinha o pássaro, e já não precisava conquistá-lo, foi perdendo o interesse. O pássaro, sem poder voar e exprimir o sentido de sua vida, foi definhando, perdendo o brilho, ficou feio - e a mulher já não prestava mais atenção nele, apenas na maneira como o alimentava e como cuidava de sua gaiola.
Um belo dia, o pássaro morreu. Ela ficou profundamente triste, e vivia pensando nele. Mas não se lembrava da gaiola, recordava apenas o dia em que o vira pela primeira vez, voando contente entre as nuvens.
Se ela observasse a si mesma, descobriria que aquilo que a emocionava tanto no pássaro era a sua liberdade, a energia das asas em movimento, não o seu corpo físico.
Sem o pássaro, sua vida também perdeu o sentido, e a morte veio bater em sua porta. "Por que você veio?", perguntou à morte.
"Para que você possa voar de novo com ele nos céus", a morte respondeu. "Se o tivesse deixado partir e voltar sempre, você o amaria e o admiraria ainda mais; entretanto, agora você precisa de mim para pode encontrá-lo de novo".

4 comentários:

Show...

Sempre será o passaro, estará livre pra sempre...porém em um lugar especial.

Às vezes, o silêncio diz muito mais do que mil palavras...
É muito mais sincero aquele amor que provamos que o sentimos através de pequenas atitudes do que através das palavras.
O que pode parecer desistência, na verdade pode ser uma forma mal interpretada que uma pessoa encontrou para dizer que entendeu que não era pra ser, pelo menos não naquele momento !!! E ter que reconhecer isto é MUITO difícil !!!
Porém se afastar, não quer dizer que tudo não passou de"fogo de palha" e sim, que às vezes é preciso optar por uma atitude dessas por mais dolorosa que seja para manter vivo esse amor que julgo tão especial !!!
O que quero que entenda, é que nem sempre o que parece desistência significa isso de fato. Pode ser uma fuga, no sentido de não dar a oportunidade da pessoa que amamos nos ferir e por tabela matar o amor que sentimos por ela ou transformá-lo em ódio!

p.S: Espero que em meio a tantas possibilidades, você pelo menos imagine quem eu sou!
:<

Apreciei muito os comentários, mas confesso que não tenho a menor idéia de quem possa ser o(a) autor(a) desse último comentário.
Sorry.

Imagina, não precisa se desculpar, o erro foi meu por não ter me identificado, como você vai adivinhar né?! rsrsrsr
Quero mais uma vez te parabenizar pelos textos, são lindos e inspiradores !!! Eu que o diga né, acho que deu pra perceber pelo comentário "pequenininho" que eu fiz! rsrsrsr
Queria te parabenizar não somente pelo seu evidente talento com a escrita mas também por essa pessoa maravilhosa que você é, um amigo muito especial do qual eu me orgulho muito e sem dúvida não só eu, mas todos os que tiveram a oportunidade de te conhecer e a honra de ser seu amigo(a). Vc é como se fosse um irmão mais velho pra mim (sempre quis ter um! ..rs)...
Bjokas e se cuida ... e ainda em relação ao texto, uma brincadeirinha: "Somos brasileiros, guerreiros e não desistimos NUNCA !!!"... Um dia a gente ainda acerta !!! rs

p.S: Ah, a distraída aqui vai mandar um e-mail pro amigo talentoso, blogueiro e desmemoriado ...rsrsr
:<

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More