O problema de aprender a esperar

Aprender a esperar pelas coisas que desejamos é provavelmente uma das mais difíceis lições para nós humanos aceitarmos. Crianças pequenas são por natureza impacientes. O que quer que chame sua atenção elas querem ter, e querem agora! Mas como a maioria de nós sabe, muitas vezes por experiência própria, uma realidade da vida é que nem tudo pode ser obtido na hora em que se quer. Mesmo no caso de desejos genuínos, precisamos prender a esperar o momento oportuno para satisfazê-los. Muitos aprendem esta lição; outros nunca aprendem.
Desde criança eu fui uma pessoa ansiosa. Queria tudo ali, na hora. Nasci antes da data certa e por muitas e muitas vezes quis acelerar o processo natural das coisas para conseguir realizar meus desejos mais rapidamente. Fui assim durante muitos anos da minha vida. “Viver sempre à frente do meu tempo”. Era esse o meu lema.
Durante todos esses anos em que a impaciência se tornou quase que imperativa para mim, eu consegui reunir uma coleção de erros e acertos. Às vezes muito mais erros. Levou muitos anos para que eu percebesse que as cosias acontecem no exato momento que elas devem acontecer. Enquanto esse minutinho de reflexão tentava pacientemente me alcançar, eu ia amontoando no meu livro dos dias, uma sucessão de derrotas. Era derrotado constantemente pelo simples fato de não saber esperar.
Realmente, desenvolver a paciência, esta virtude que está cada vez mais escassa no mercado é um verdadeiro desafio, mas quem consegue obter esta habilidade notará que seus dividendos serão bem maiores. A ansiedade, na maioria das vezes só traz infelicidade. Alem do mais, a falta de paciência debilita nossa saúde. Prejudica o coração e o fígado.
É natural que as pessoas anseiem satisfazer os seus desejos, e não há nada de errado nisso. Apenas devemos nos lembrar que para tudo há um tempo certo. E que tentarmos fazer as coisas para que tudo se encaixe em nosso cronograma definitivamente não é a melhor solução.
Passei por uma verdadeira prova de fogo certa vez. Queria muito fazer uma grande mudança de conceito. Queria mostrar que meu jeito de ver as coisas era o mais correto. Meus desejos eram verdadeiros e tudo que eu queria fazer e fiz foi por amor. Errei tentando acertar. Mas eu estava errado e com a minha ansiedade em resolver as coisas ao meu modo eu ia cada vez mais me afastando do resultado que eu tanto queria.
Quando chega o momento iminente da perda, tudo se torna claro. Eu soube disso mais tarde. Foram necessários doses generosas de paciência e benignidade que eu tive que me obrigar a ter. Finalmente eu pude perceber que para a concretização dos sonhos podem existir caminhos alternativos, mas que levarão ao sucesso. Pude perceber que quando comecei a tratar o meu sonho como um investimento a longo prazo, as coisas começaram a se engrenar, eu voltei a sorrir e as esperanças se renovaram.
Hoje tenho certeza do que quero, e sei que terei que percorrer um caminho mais longo do que eu queria, mas, paciência, é assim que algumas coisas devem ser para poder acontecer. Não plantamos uma semente hoje e amanha voltamos ao local do plantio para pegar a fruta. Requer paciência. Requer vontade e requer fé. Se o que realmente quisermos for baseado no amor, saberemos esperar. Por quê? Porque como dizem as Santas Escrituras: “o amor suporta todas as coisas, acredita todas as coisas, espera todas as coisas, persevera em todas as coisas. O amor nunca falha”.
O amor tomou conta de mim e me mostrou que a atitude certa é esperar. E esperar. E esperar. E você? Acredita no provérbio: “quem espera sempre alcança?” ou é adepto (a) à idéia: quem espera, desespera? Agora é com você. Tome uma decisão, mas lembre-se: sem pressa.

5 comentários:

Boa tarde!
seu artigo esta ótimo cada dia vc esta escrevendo melhor.
continue sempre assim que vc vai longe.
um grande abraço.

que lindooooooo o seu texto, eu realmente tenho que aprender a ter + paciencia e saber esperar as cosias certas acontecerem... pq quando nos precipitamos sempre vem cosias ruins e erradas. e nao dao certo. e p/ se alcançar oq deseja. eh preciso ter paciencia. eu estou tentando mudar isso em mim tbm. bjao anderson. te adoro.

Na vida somos constantemente chamados a tomar decisões. E muitas vezes a escolha que fazemos poderá significar uma mudança que perdurará por toda nossa vida.Apesar disso ,às vezes,temos q arriscar “tudo” ou arriscar “nada” e ver o que vai dar.Nem sempre estamos preparados é verdade ,porém em certos momentos da nossa vida a supra citada “pressa” em alcançar algo que queremos pode assumir um papel importante,positivo e decisivo para nós.É claro que ter pressa de tudo na vida não pode ser uma regra,mas também não deve ser uma exceção. Acredito que o equilíbrio para tudo em nossas vidas é saber dosar cada elemento na medida certa para se chegar ao tão desejado sucesso, tanto na vida sentimental, quanto na profissional ou mesmo no desejo de mudança para um Brasil com menos miséria, menos corrupção, menos analfabetismo, menos violência... etc.Portanto saibamos usar a pressa a nosso favor e converte-la em bons frutos que abençoem não apenas a nós mas a tudo ou a todos que nos rodeim.
Da sua amiga virtual...

a pressa é inimiga da perfeição.
esta frase combina com seu depoimento.
voçe~vai longe ,estas mensagens adiante,sao de grande ajuda mesmo.
sua aluna ANA PAULA

Ah nÃo acredito que o Amor supera todas as coisas, mas adorei esse artigo...

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More