Estes dias em um intervalo de uma aula para outra eu estava na recepção da firma quando o pai de um aluno entrou pela porta de vidro. A recepcionista sempre muito amável abriu aquele sorriso e disse um caloroso "Bom dia". O senhor que não estava para conversa censurou a recepcionista e descarregou a pergunta: "Bom dia pra quem?". Por esta nossa recepcionista não esperava, nem eu. Afinal aquele aluno é sempre tão atencioso e educado que não parece ser filho daquele senhor.

Decidi contar esta historia real para mostrar a importância de sermos pessoas educadas, polidas. Diariamente somos espectadores, às vezes protagonistas de situações onde a falta de educação é evidente. Entrar em um ambiente e não cumprimentar as pessoas ao redor é uma dessas situações. Tenho percebido o susto que alguns motoristas de ônibus levam quando um ou outro passageiro entra, e diz “Bom dia motorista”. Parece que o motorista salvou o seu dia.

E o sorriso geralmente é espontâneo.Quando estamos em um supermercado e precisamos passar na frente de uma pessoa que está olhando uma mercadoria devemos sempre nos dirigir a esta pessoa respeitosamente e dirigir um “Com licença”.Boas maneiras não custam muito, mas provocam reações de alegria e podem ser os elementos fundamentais na construção e manutenção de amizades fortes e duradouras. Sendo assim, não deixe que o negativismo controle seus passos.

Às vezes, involuntariamente, temos a tendência de não tratar nossos companheiros, nossos colegas de trabalho ou nossos amigos depois de termos passado uma situação que nos entristeceu ou depois de uma noite má de sono.A boa educação é demonstrada em situações onde podemos considerar irrisórias em nossas vidas. Por exemplo, retorne as ligações que recebeu, para não deixar a pessoa do outro lado no vazio. Mostre a todos que aquelas ligações são importantes por responder a todas elas. Quando não puder responder, peça para que uma pessoa entre em contato, dizendo que a ligação será respondida assim que você tiver tempo. Quando uma pessoa está doente, vá visitar. Nasceu uma criança? Faça uma visita. Se não puder visitar, mande algumas flores, mande um cartão, ou se for o caso, apenas ligue parabenizando a pessoa por aquele nascimento. Interesse-se pelas pessoas.Vivemos em sociedade para servirmos uns aos outros.

Os seres humanos se distinguem dos animais pelo seu raciocínio, inteligência e pelo modo como coexistem com os seus semelhantes. Sermos pessoas educadas farão de nós verdadeiros seres humanos que fomos criados à imagem e semelhança de Deus.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More