O maior erro do ser humano é se anular como indivíduo

Eu estava vindo do trabalho no sábado à noite quando meio sem querer eu “grampeei” uma conversa no ônibus. Já passava das oito da noite, eu tinha acabado de sair de uma bateria de nove horas de aulas consecutivas, só com um rápido café da manhã e duas noites seguidas sem dormir por causa da insônia.


Então lá estava eles, um casal de mais ou menos vinte e dois anos. Ele dizendo que a amava loucamente e que faria tudo o que ela pedisse para ele fazer. Eu, ali no banco imediatamente atrás, quando ouvi essa frase, interrompi minha leitura e me lembrei de centenas de vezes que eu já tinha dito a mesma coisa para tantas pessoas em tantas épocas. Comecei a prestar mais atenção na conversa, que foi mais ou menos assim:

- Não gosto quando você fuma – ela disse
- Tudo bem eu paro então de fumar.
- E também não gosto quando você chega com cheiro de bebida.
- Tá bem meu amor, eu não vou mais beber.
- E odeio quando você sai a noite pra jogar bola com os seus amigos e me deixa sozinha.
- Não se preocupe, vou cancelar os jogos.

Não vou falar tudo o que eles falaram depois, mas para todas as questões a resposta foi a mesma. “Ok, você venceu. Faço o que você quiser desde que você não me deixe.”

Quando vivemos algumas situações, às vezes não percebemos o ridículo que cometemos, quem percebem, são os outros. Só quando descemos das nuvens e colocamos nossos pés no chão é que nos damos conta de quanta coisa boa deixamos de fazer para agradas outras pessoas e deixar nossa felicidade ali, relegada a segundos, terceiros planos.

A alguns anos aqui em Goiânia, um rapaz de dezessete anos saltou da janela do décimo andar. Estava sempre querendo a aprovação do pai para se encontrar. Queria ser ator mas o pai queria que ele fosse médico. Ele estudou, passou no vestibular mais concorrido daqui e no dia que pegou o resultado, saltou para a sua liberdade, levando o papel com sua classificação no bolso da camisa.
As pessoas precisam aprender a gostar dos outros da maneira como são. E não como gostariam que fossem. Muitas vezes ficamos correndo atrás de mudanças, transformações, que nos dão mais confiança para podermos estar à altura do gosto alheio.

Tenho visto pessoas que passam horas em academias tentando emagrecer, fazendo ditas de fome para parecerem mais magras, para projetarem uma outra imagem. Não fazem isso para se sentirem melhor consigo mesmas, mas para serem aceitas pelos outros. As principais mudanças devem ocorrer no interior, na mente das pessoas. O importante para algumas pessoas (e quero enfatizar bem a palavra “algumas”) é criar algo que só existe na imaginação delas próprias para poderem ser aceitos por outras pessoas, ou por um lugar, ou por um grupo.

Não devemos colocar condições para podermos relacionar com as pessoas: “Se você comprar uma moto eu saio com você”, “Se você engravidar eu me caso com você”, “Quando você tiver muito dinheiro eu fico com você.”

Há sempre um “se”. Meus amigos, amor é uma qualidade que deve ser desenvolvida incondicionalmente. Quando amamos de verdade uma pessoas deixamos de dar tanta ênfase às coisas como peso, altura, aparência, conta bancária, posição social e status. O importante é ser feliz com o pouco que nos foi dado. E fazer valer a pena o pouco tempo que nos resta.

O maior erro do ser humano é se anular como indivíduo. É deixar de viver coisas boas por temer não ser aceito pelos outros. É tentar ser o que não somos para que os outros nos amem e fiquem sempre conosco.

Não podemos passar a vida sem viver. Precisamos de espaço, de liberdade, de que os outros nos valorizem pelo que somos e que façamos o mesmo.Devemos ter identidade, ser quem realmente temos que ser e fazer a diferença. Temos todos uma missão especial para cumprir, e devemos ficar sempre tranqüilos porque as coisas acontecem exatamente como tem que acontecer, sem que tentemos mudar nossa maneira de ser para atingirmos o gosto dos outros e mudar o final da historia. É isso aí.

2 comentários:

ANDRÉIA

Sábias palavras!!É uma pena que seja tão difícil por em prática como se deveria , quem já amou ou sentiu algo especial por alguém sabe o que estou falando.O amor tem um poder enorme sobre nós ele pode nos levar ao êxito da felicidade e ao mesmo tempo pode nos levar ao precipício.Eu posso passar anos para construir uma verdade e destruí-la em apenas alguns segundos.Quando amamos nós tornamos cegos para o mundo, só enxergamos a pessoa amada achando que a vida não teria mais sentido sem a mesma,muitas vezes passando por cima de seus princípios. Ele pode nos trazer um bem, mas também nos trazer um mal ,quando vivido intensamente tem uma força que não conseguimos controlar, somos controlados por essa força e mesmo que esse amor nos faça mal lutamos pra que continue...precisamos saber viver e enxergar que a vida tem valor e que temos valor diante da vida.

Dei uma olhadinha no seu blog tá e adorei as suas palavras sobre como nós passamos por cima até de nós mesmos quando nos vemos apaixonados por alguém.Porém,como vc mesmo disse,o maior erro do ser humano é se anular como indivíduo.Mas,infelizmente às vezes caimos naquele ditado popular que diz," Faça o que eu digo,mas não faça o que eu faço".O amor é algo que mexe com a mente ,o corpo,a vida das pessoas e muitas vezes não sabemos lidar com nossos sentimentos.No entanto a nossa grande escola chamada "vida",volta e meia nos dá uma aulinha e nos faz aprender até na tóra o que não conseguimos assimilar observando o exemplo dos outros.

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More